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Aventura Fantástica PT

terça-feira, 21 de setembro de 3999

INSTRUÇÕES


    Antes de iniciares esta aventura, vais ter de determinar quais as tuas forças e fraquezas. Com um simples clique no botão "DETERMINAR PONTUAÇÕES" do Quadro de Marcações irás obter as tuas pontuações iniciais de PERÍCIA, FORÇA e SORTE.

Determinar pontuações iniciais
    Nota: Todo este processo é automático. Só terás de clicar no respectivo botão para lançar os dados que irão determinar as tuas pontuações de jogo. A seguinte explicação serve apenas para tirar dúvidas de como se desenrola o processo de decisão.
    - Vai ser lançado um dado. A esse valor, o sistema irá somar 6 e registar o total nos quadros de PERÍCIA actual e Perícia Inicial.
    - Irão ser lançados dois dados. Ao valor que sair irá ser somado 12 e registado o total nos quadros de FORÇA actual e Força Inicial.
    - Existem também dois quadros para a SORTE. Será lançado um dado e acrescentado 6 ao número que sair. O valor total ficará registado na SORTE actual e Sorte Inicial.


Ilustração: DarkCobalt86 @ deviantart


    Por motivos que te irão ser explicados, as pontuações de PERÍCIA, FORÇA e SORTE alteram-se constantemente ao longo da aventura. Deves manter um registo exacto dessas marcações, mas nunca apagues as tuas pontuações Iniciais.
    Embora possas ganhar pontos extra de PERÍCIA, FORÇA e SORTE, os respectivos totais nunca poderão exceder as pontuações Iniciais, excepto em situações raras, para as quais recebeste instruções para o fazer.
    A pontuação de PERÍCIA reflecte a tua habilidade com a espada, a tua técnica de combate e a agilidade para escapar a acontecimentos de risco; quanto mais elevada, melhor. A pontuação de FORÇA indica a tua condição física, vontade de sobreviver, determinação e estado físico geral: quanto mais elevada, mais tempo serás capaz de sobreviver. Por seu lado, a pontuação de SORTE, indica a tua dose natural de sorte.

Combates
     Encontrarás com frequência ao longo desta aventura instruções para combater adversários e criaturas de determinada espécie. Pode ser-te dada a opção de fuga, mas, se não houver, ou decidires atacar esse adversário, deverás travar a luta como a seguir se explica.
    - Regista primeiro a PERÍCIA e FORÇA do adversário nos respectivos campos do Quadro de Marcações. Os pontos de cada adversário serão indicados na página todas as vezes que tiveres um encontro.
    Neste blogue da aventura fantástica os confrontos desenrolam-se de forma automática. Tens apenas de clicar no botão "LUTAR!" para lançar os dados que irão determinar se feriste o adversário, se foste ferido, ou se ambos falharam os ataques. Nota: As pontuações de FORÇA, tanto tuas, como do adversário, serão automaticamente descontadas sempre que houver um ferimento. Se chegarem a 0... significa que tu, ou o teu adversário, terão morrido.



Ilustração: DarkCobalt86 @ deviantart


Lutas com mais do que um adversário
    Se tiveres de enfrentar mais do que um adversário em determinado encontro, as instruções dessa página indicar-te-ão como travar o combate. Por vezes, irás enfrentá-los como se fossem um único; noutras ocasiões, terás de enfrentá-los um a um.

Sorte
    Em diversas ocasiões da aventura, irá ser-te pedido para testares a tua sorte. Os pormenores são fornecidos ao logo da aventura e tu terás apenas de clicar em "TESTA A TUA SORTE". Cada vez que usares a SORTE, será descontado automaticamente um ponto ao respectivo quadro. 
Fazer uso da sorte em confrontos

    Nota: Durante os confrontos poderás recorrer à SORTE para voltar o resultado a teu favor. Mas tem cuidado! Usar a SORTE é arriscado e, se o azar te bater à porta, os resultados poderão ser desastrosos. Para fazeres um teste à tua SORTE após uma ronda da luta, irás ter de clicar no botão "TESTA A SORTE DE COMBATE". Todo o processo irá ser então automático.

    - Se ferires o teu adversário num confronto, o teste à tua SORTE poderá vir a ser um factor decisivo. Se te correr bem, ter-lhe-ás causado um sério ferimento e irão ser subtraídos mais  2 pontos à sua FORÇA. No entanto, se tiveres azar, o ferimento não passará de um simples arranhão e irá ser reposto 1 ponto à sua FORÇA (isto é, em vez de ganhares os normais 2 pontos de ferimentos provocados, ganhas só 1).
     - No caso de teres sido tu a ser ferido pelo teu adversário, o teste da SORTE em confronto irá servir para tentar reduzir os estragos do ferimento. Se fores feliz, conseguirás evitar a gravidade completa do golpe. Recuperarás 1 ponto de FORÇA (isto é, em vez de 2 pontos de danos, passa a ser só 1). Se tiveres azar, sofres um ferimento ainda mais sério. Irá então ser subtraído 1 ponto extra à tua pontuação de FORÇA.
    Tem em mente que de cada vez que usares esta opção, 1 ponto irá ser retirado à tua pontuação actual de SORTE e, quanto mais baixa esta for, menos hipóteses terás de ser bem-sucedido.

Lutas com Aliados
   Ao longo da aventura irás encontrar aliados que serão, acima de tudo, uma preciosa ajuda durante os combates em que tal seja indicado. Isto significa que o adversário irá apenas ter a possibilidade de atacar uma vez, enquanto tu, dependendo do número de aliados, irás ter dois ou três ataques contra o inimigo por ronda. O processo é então seguinte:
    - Imediatamente após uma ronda de combate entre ti e o teu adversário, poderás então utilizar os aliados clicado no botão de "Atacar!" do quadro dos Aliados na respectiva ordem descendente. Não te esqueças, porém, de colocar o valor da sua PERÍCIA que será indicada na página.
    - Os aliados irão assim atacar da seguinte forma: caso o valor dos dados da sua PERÍCIA seja menor ou igual ao valor obtido inicialmente pelo adversário, este irá esquivar-se ou defender-se do ataque. Se, pelo contrário, o valor for superior, eles irão feri-lo e serão descontados 2 pontos à sua FORÇA.
     Nota: O processo é, também aqui, automático. Poderás, no entanto, introduzir o nome ou a espécie do teu aliado no quadro do #1, ou #2 aliados, caso já possuas um companheiro de aventura.

Lutas contra Aliados do Adversário
   O processo é exactamente igual ao dos aliados do herói, só que aqui é a tua vida que está em jogo. Tudo decorre, mais uma vez, de forma automática.
   Nota: Sempre que derrotares o adversário em foco, deverás substitui-lo pelo aliado imediatamente a seguir a si inserindo as suas respectivas pontuações de PERÍCIA e FORÇA. Caso exista um segundo aliado inimigo, não esquecer também de o subir para a posição #1 e apagar a sua pontuação de PERÍCIA da posição #2.

     Batalha: Se ocorrer um combate onde ambos possuam aliados, irá ocorrer uma batalha sangrenta onde tanto terás de atacar com as tuas forças como com as forças aliadas do inimigo.


Ilustração: DarkCobalt86 @ deviantart


Teste de Perícia
    Em determinadas situações de perigo poderá vir a ser-te pedido para testares a tua PERÍCIA. As instruções da página fornecerão os dados necessários e tu apenas terás de dar uso ao botão "TESTA A TUA PERÍCIA" no Quadro de Marcações.

Recuperar Perícia, Força e Sorte
    Perícia: A tua pontuação de PERÍCIA não se alterará muito ao longo da aventura. Ocasionalmente, uma página pode conter instruções para a aumentar ou diminuir. Uma Arma Mágica pode aumentar a tua PERÍCIA, mas lembra-te que apenas podes usar uma arma de cada vez! Não podes exigir dois bónus de PERÍCIA por estares a usar duas Espadas Mágicas.

    Força: A tua pontuação de FORÇA mudará muito durante a aventura, à medida que lutares com monstros e executares tarefas árduas. Ao te aproximares do teu objectivo, o nível de FORÇA poderá estar perigosamente baixo e os combates serem particularmente arriscados; tem, portanto, cuidado!
    Poderás, no entanto, dar uso às provisões que transportas na tua mochila que são suficientes para 5 refeições. Para esse efeito terás apenas de clicar no botão "TOMAR REFEIÇÃO". Podes parar quando quiseres para descansar e comer, excepto se estiveres envolvido em algum confronto. Ao tomar uma refeição, recuperas automaticamente 4 pontos de FORÇA, mas não te esqueças que irás perder 1 ponto do número de refeições que se encontram no quadro de "NOTAS E EQUIPAMENTO". Usa-as com sensatez.

    Sorte: Irão ser-te concedidos aumentos à pontuação de SORTE durante a aventura, quando fores particularmente feliz. Os pormenores figuram nas páginas do blogue.

    Não te esqueças que as pontuações de PERÍCIA, FORÇA e SORTE nunca poderão exceder os respectivos valores Iniciais, a não ser que isso conste de instruções específicas do parágrafo que estiveres a ler.


    Clica então em AMBIENTE para dares início à tua aventura no mundo de Titan. 

 

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